Clicky

SEGURANÇA

IBM alerta sobre ataques hacker na cadeia de distribuição de vacinas para Covid-19

Convergência Digital* ... 03/12/2020 ... Convergência Digital

A IBM alertou sobre hackers que visam empresas essenciais para a distribuição de vacinas contra Covid-19, um sinal de que espiões digitais estão voltando sua atenção para o complexo trabalho logístico envolvido na imunização da população mundial contra o coronavírus.

Em comunicado desta quinta-feira,3/12, a IBM diz que descobriu “uma campanha global de phishing” focada em organizações associadas à “cadeia fria” da vacina contra Covid-19 - o processo necessário para manter as doses da vacina em temperaturas extremamente frias, enquanto são transportadas.

A Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos Estados Unidos também publicou o relatório, alertando os membros da Warp Speed - a operação nacional de vacinação do governo dos Estados Unidos - para ficarem atentos.

A unidade de cibersegurança da IBM disse ter detectado um grupo avançado de hackers trabalhando para coletar informações sobre diferentes aspectos da cadeia fria, usando e-mails meticulosamente elaborados com armadilhas eletrônicas enviados em nome de um executivo da Haier Biomedical, uma empresa chinesa especializada em transporte de vacinas e armazenamento de amostras biológicas.

Os hackers realizaram “um esforço excepcional”, disse a analista da IBM Claire Zaboeva, que ajudou a produzir o relatório. Os hackers pesquisaram a marca, o modelo e o preço correto de várias unidades de refrigeração da Haier, afirmou Zaboeva.

“Quem organizou esta campanha estava intimamente ciente de quaisquer produtos que estivessem envolvidos na cadeia de abastecimento para entregar uma vacina em uma pandemia global”, disse ela.

* Com informações da Reuters


TRF que atende São Paulo e Mato Grosso do Sul sofre ataque hacker

Tribunal assumiu o ataque, mas reportou que 'não houve invasão aos sistemas nem às bases de dados, tampouco furto de informações". A Polícia Federal foi acionada.

Contra invasões, Microsoft orienta uma série de correções de vulnerabilidades

Primeiro patch tuesday de 2021 corrigiu 83 vulnerabilidades no sistema operacional Windows, Edge, Office, Visual Studio, .Net Core Engine e SQL Server, entre outros. Atenção total ao CVE-2021-1648, um bug no serviço splwow64 do Windows que pode permitir que um invasor eleve seu nível de privilégio.

Embraer nega à CVM o pagamento de resgate aos hackers

Questionada pela CVM, a companhia admitiu que houve, sim, vazamento de dados, mas preferiu não confirmar quais foram. Também admitiu que recebeu pedido de resgate dos hackers. Embraer disse ainda que os sistemas de TI já estão reestabelecidos.

Serpro renova contrato de R$ 2,3 milhões com IBM para recuperação de desastres

Firmado inicialmente em 2018, contrato por inexigibilidade de licitação envolve suporte e assinatura do sistema de continuidade GDPS. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G