Clicky

Convergência Digital - Home

AWS: Nuvem reduz custos em 61% e aumenta eficiência da TI em 74%

Convergência Digital
Luís Osvaldo Grossmann - 03/12/2020

O ano de 2020 tem todos os sinais de ter provocado uma disparada na transformação digital de diversos setores. E um dos mais fortes nesse movimento é o financeiro. Como apontaram os principais executivos da AWS no Brasil e na América Latina durante o re:Invent, o principal evento de nuvem pública do maior fornecedor global de serviços de cloud computing, os índices de crescimento não deixam dúvidas. 

“O IDC fez uma pesquisa com 17 organizações na América Latina que migraram recentemente para a AWS, e apontou alguns insights. A redução com custos operacionais foi de 61%, considerando todo o investimento de infraestrutura e paradas não programadas. As equipes de TI são 74% mais eficientes. E a implementação de novas funcionalidades representou um acréscimo anual de 62%. Tudo isso mostra como as instituições, especialmente financeiras, podem melhor focar no negócio”, resumiu o diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais.

Nesta semana, a empresa anunciou uma parceria de 10 anos com o maior banco da região, o brasileiro Itaú Unibanco, que tem 56 milhões de clientes no Brasil, para migrar a maior parcela de sua infraestrutura de TI dos mainframes e de seus data centers para a nuvem. Isso inclui as principais plataformas bancárias, soluções de call center e aplicativos online.

“Em todo o mundo as instituições financeiras estão investindo em talentos para transformar a indústria, para fornecer serviços melhores e mais flexíveis. Essa tendência também acontece na América Latina. Temos clientes de todo o espectro do segmento, desde fintechs em estágios iniciais, às maiores instituições financeiras. Um estudo da IDC estima que essas instituições estão gastando 200% acima de 2019 em IaaS. E os gastos com nuvem em geral – IaaS, PaaS e SaaS – cresceram 76%”, destacou o diretor de vendas na AWS América Latina, Jaime Valles. “Mais do que mudar a experiência de acesso a clientes e empresas, estão fazendo do horário restrito de atendimento bancário uma coisa do passado.”


Ministério da Justiça escolheu nuvem da Oracle para atender ao consumidor

"A nuvem nos abre um novo catálogo de possibilidades para serviços", afirma o coordenador geral de infraestrutura e serviços do Ministério da Justiça, Leonardo Greco. Serviço consumidor.gov.br migrou para a Oracle no final de maio.

Icatu Seguros: mudar atendimento ao cliente para a nuvem foi decisão irreversível

Seguradora contratou a CXone, da NICE, para migrar, em tempo recorde, os seus funcionários para o trabalho remoto. "Tínhamos de não perder a qualidade e a eficiência e adaptar o serviço ao dia a dia das casas dos colaboradores", conta o diretor de Marketing e canais, Rafael Caetano.

Destaques
Destaques

Justiça do DF diz que dados em nuvem não têm proteção contra quebra de sigilo

Para o relator do caso, "dados armazenados em nuvem não evidenciam uma comunicação de dados" e, por isso, não estariam protegidos pela legislação. 

São Paulo concentra mais da metade das startups de Inteligência Artificial

Estudo da KPMG mostra que existem, hoje, 702 startups em atuação no segmento no País. Levantamento ainda que, desde 2012 setor atraiu US$ 839 milhões em 274 rodadas de investimento; em 2020 foram captados US$ 365 milhões.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

IA, nuvem e IoT exigem data centers mais eficientes

Por Ed Solis*

Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.

A Covid-19 e o governo digital

Por Marcos Boaglio*

A digitalização impõe adotar uma cultura de inovação na qual se fomente a experimentação, derrubar barreiras a partir de novos veículos de aquisição e implementar uma classificação de dados moderna, assim como desenvolver capacidades para empoderar os trabalhadores para finalmente aproveitarem as novas tecnologias.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site