A Anatel abriu edital para contratar serviços de telefonia fixa e móvel para recebimento de chamadas destinadas ao call center 1331. O objetivo é substituir o contrato atual, que vence em 29 de janeiro de 2021 e o prazo inicial previsto é de 14 meses, que poderá eventualmente ser prorrogado. A estimativa é de um pregão de R$ 7,2 milhões.
O pregão eletrônico, via Comprasnet, está marcado para 3 de dezembro próximo. A Anatel aponta para a demanda decrescente de atendimento telefônico e crescimento do uso de canais digitais. Segundo o termo de referência da contratação, em 2019 foram realizados 4,8 milhões de atendimentos pela Anatel, incluindo o registro de 3,08 milhões de demandas de consumidores.
Tratam-se de reclamações contra as prestadoras e pedidos de informação para a agência, além de outros tipos de atendimento exclusivamente por telefone, como esclarecimento de dúvidas, encaminhamentos e acompanhamento de solicitações.
Do total, 1,69 milhão, ou 55%, foram chamadas telefônicas – quantitativo 5% inferior ao ano de 2018, com 1,78 milhão, então 58,8% das procuras de usuários de serviços à agência reguladora. Enquanto isso, a procura por meio do aplicativo passou de 315,79 mil (10,3%) em 2018 para 411,31 mil (13,3%) em 2019.
Assim, a estimativa é de 140 mil chamadas telefônicas mensais originadas de terminais fixos para o código de acesso a serviço de utilidade pública 1331, com 575.401 minutos mensais, e de 210 mil chamadas telefônicas mensais originadas de terminais móveis, com 1.068.900 minutos mensais.
O termo de referência explica que o acesso na modalidade Discagem Direta Gratuita (DDG), utilizando o prefixo 0800, destina-se exclusivamente para a Ativação/Reativação do Assistente Virtual Inteligente (ChatBot WhatsApp) da agência que será objeto de uma contratação futura.
Justiça Federal no Rio Grande do Sul acatou pleito em ação civil pública e determinou a suspensão da assembleia que nomearia liquidante da estatal do chip, localizada em Porto Alegre.
Segundo Abinee, com a demora na publicação de nova resolução Gecex, fabricantes postergaram embarques para evitar imposto de importação. Ministério da Economia diz que novo texto já foi aprovado.
Novo calendário de privatizações passa as estatais de TI para 2022, junto com a Telebras. Mas antes, plano precisa apontar o que fazer com inclusão digital e segurança nacional.
“Embora o compartilhamento de dados seja muito útil à máquina pública, não vai funcionar sem anteparos que protejam contra abusos”, aponta o advogado, professor e representante da Câmara ao Conselho Nacional de Proteção de Dados, Danilo Doneda.
“A solução centralizada para assinatura já esta pronta e é parte do Gov.br. Os órgãos tem até julho para descrever que assinatura vão aceitar em cada serviço e integrar os sistemas à plataforma”, explica o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.