Clicky

OPINIÃO

IoT e a revolução do 5G

Por Paulo José Spaccaquerche*
09/11/2020 ... Convergência Digital

Ultimamente não se fala em outro assunto, o 5G. A tecnologia tem sido muito discutida e gerando muitas dúvidas de quando a rede vai estar disponível no Brasil e quais os benefícios que essa revolução pode trazer a sociedade. Alguns países já implementaram a operação, são eles: Reino Unido, Coréia do Sul e China. Nesses países, já é possível notar as mudanças no dia a dia, uma vez que quando comparados ao atual 4G: a transmissão de dados é 10 vezes mais rápida, a latência 10 vezes menor, de 10 a 100 vezes garantindo mais dispositivos conectados e menor consumo de baterias, em termos gerais.

Outro benefício que o 5G irá oferecer é o avanço do sistema de Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT). Com a chegada da rede, será possível operar os equipamentos e dispositivos de maneira mais eficiente, principalmente em determinados casos que, sem ele, alguns serviços poderiam ser afetados. Como por exemplo: a indústria 4.0, agricultura de precisão, assistências médicas remotas e veículos autônomos, entre outras inovações que necessitam da conexão para haver uma conectividade completa e que permita que a IoT funcione de fato.

Diversos países já possuem muitos sistemas de IoT em operação. Segundo uma pesquisa recente feita pela Gartner, estima-se que os gastos mundiais com equipamentos eletrônicos e de comunicações para dispositivos de Internet das Coisas, serão de US$ 14,7 bilhões em 2020, número que representa um aumento de 6% em relação ao ano anterior.

A nova tecnologia chegando às operadoras de telecomunicações no Brasil será um grande avanço para a Internet das Coisas (IoT). Enquanto isso não acontece, já é possível notar os investimentos de algumas operadoras disponíveis no Brasil, algumas seguem investindo na na rede 4G atuando com a NB-IoT em diversas cidades, outras oferecendo o eSIM, ou a possibilidade de habilitar serviços móveis sem necessidade de um chip físico, e também, algumas que já apresenta uma representação de 40% de dos dispositivos IoT no país, por registrar a marca de 10 milhões de dispositivos conectados máquina-a-máquina.

Esses pontos são importantes para oferta de novos produtos para o mercado de IoT e soluções digitais, são com esses dados que é possível dizer que existem 25 milhões de dispositivos conectados no Brasil usando a tecnologia já existente. Este cenário aponta a dimensão do mercado para desenvolver sistemas IoT com a chegada da rede 5G e irá inspirar empresas a entrar em campo e aquelas que já estão adotando a Internet das Coisas a apressarem a entrada de novos dispositivos no mercado.

Paulo José Spaccaquerche é Presidente da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas)


Carreira
Oracle University oferece assinatura gratuita de aprendizagem de Java

Para comemorar os 25 anos da linguagem de programação mais usada no mundo, a Oracle também está oferecendo o Exame de Certificação Java SE 11 Developer por apenas 25 dólares - um desconto de 90%.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G