A secretaria-geral da Presidência da República avisa ter contratado o Serviço Federal de Processamento de Dados, Serpro, para utilizar a estatal no cruzamento de dados de bases da administração.
Firmado no modelo de ‘dados como serviço’ (DaaS), o contrato se deu por dispensa de licitação e conforme o extrato publicado no Diário Oficial da União foi pelo valor de R$ 276 mil.
Como explica no DOU, trata-se de “contração de serviços técnicos para extração de dados dos sistemas compartilhados entre órgãos da APF”, sendo que “a contratação visa atender às demandas feitas pela Casa Civil e Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral”:
Objeto: Contração de serviços técnicos para extração de dados dos sistemas compartilhados entre órgãos da APF - DaaS. Total de Itens Licitados: 00002. Fundamento Legal: Art. 24, Inciso XVI da Lei nº 8.666 de 21/06/1993.. Justificativa: A contratação visa atender às demandas feitas pela Casa Civil e Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral. Declaração de Dispensa em 19/10/2020. CAROLINA DE OLIVEIRA CABRAL. Coordenadora-geral de Licitação e Contrato. Ratificação em 19/10/2020. MAURILIO COSTA DOS SANTOS. Diretor de Recursos Logísticos. Valor Global: R$ 276.011,52. CNPJ CONTRATADA : 33.683.111/0002-80 SERVICO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO).
Acordo entre as companhias tem validade de sete anos e engloba o uso do Android TV pela emissora. O data center próprio será vendido, informa o diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo, Raymundo Barros. As CDNs da Globo seguem com infraestrutura própria.
Projeções da Brasscom no TecForum 2021 ressaltam crescimento acelerado de 20% ao ano da computação em nuvem, especialmente IaaS e PaaS. Big Data, internet das coisas e inteligência artificial também são destaques.
Por Fábio Lucinari*
Cada vez mais é preciso considerar que as opções convencionais de TI tendem a ser ineficientes no trabalho de auxiliar as companhias a se adaptarem às necessidades e aos desafios do cenário atual. Infraestrutura como serviço oferece soluções projetadas sob medida e aprimoram o consumo da área de tecnologia.
Por Ed Solis*
Adoção crescente de tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e PoE estão na lista para melhorar o desempenho das redes e a eficiência do gerenciamento.