Home - Convergência Digital

Microsoft promete 5,5 milhões de vagas em cursos TI em plataforma suspensa pelo governo Bolsonaro

Luís Osvaldo Grossmann - 20/10/2020

A Microsoft anunciou nesta terça, 20/10, uma parceria com o Ministério da Economia pela qual vai oferecer, gratuitamente, 20 cursos de tecnologia da informação, desde nível básico, para os quais haverá 5,5 milhões de vagas até 2023. 

Essa oferta, no entanto, está prevista para se dar dentro da plataforma ‘Escola do Trabalhador’, criada em 2017 em parceria do Ministério do Trabalho com a Universidade de Brasília para cursos pela internet, mas que está suspensa desde setembro de 2019 para uma ‘transição tecnológica’ que, mais de ano depois, ainda não se materializou.

A Microsoft não detalhou quais serão as especialidades, mas informou que são “20 cursos de tecnologia em diferentes níveis com base nas principais competências exigidas pelo mercado de trabalho – desde a alfabetização digital até módulos mais avançados de computação em nuvem, IA e ciência de dados”. 

Como explicou a MS no anúncio desta terça, os cursos fazem parte da ferramenta Microsoft Community Training. Adicionalmente, a empresa vai também “disponibilizar 58 instrutores para oferecer orientação personalizada para até 315 mil pessoas”. 

“Temos um grande desafio de capacitação na TI. Formamos 44 mil pessoas por ano quando mercado demanda 70 mil. São 30 mil a menos do que precisamos por ano, o que pode deixar o Brasil para trás na competitividade global”, destacou a presidente da Microsoft Brasil, Tânia Cosentino. 

O anúncio contou com a participação do secretario especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, que destacou a modernização do Sistema Nacional de Emprego, com uso de ferramenta de inteligência artificial, doada pela MS, para “facilitar o encontro entre trabalhadores e empresas”. Mas não indicou quando a nova ‘Escola do Trabalhador 4.0’ estará disponível. 

As matrículas na plataforma foram suspensas desde 15 de agosto de 2019, em consequência da decisão, tomada ainda em abril do ano passado, de não renovar o convênio com a Universidade de Brasília que viabilizava os cursos e as certificações. Desde então, quem visita o site encontra apenas o aviso de que “a plataforma da Escola do Trabalhador está passando por um processo de transição tecnológica e ficará indisponível temporariamente. Os serviços serão retomados em breve”. 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/06/2021
NIC.br promove semana de capacitação online para profissionais de provedores Internet

11/06/2021
São Paulo tem 1,3 mil vagas em curso gratuito para desenvolvedores Salesforce

19/05/2021
Microsoft anuncia fim do Internet Explorer depois de 25 anos

19/05/2021
Após briga de um ano com IBM, Microsoft confirma Rodrigo Kede Lima como presidente na América Latina

10/05/2021
DPOs e analistas de compliance LGPD estão em alta no mercado de trabalho

07/05/2021
Empresa lança academia para dar oportuniddes de carreira em TI para pessoas com deficiência

06/05/2021
Bootcamps 2021 abre bolsa de estudos para mais de 30 cursos em TI

05/05/2021
Curso para cloud e IA com 1,2 mil vagas gratuitas encerra inscrição no dia 07

04/05/2021
Microsoft vai remover Adobe Flash do Windows 10 e anteriores

04/05/2021
OAT Solutions aposta em capacitação in company por assinatura

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Redes Neurais darão bons programadores?

Por Francisco Camargo*

A pergunta que fica não é se a inteligência artificial vai substituir os programadores, mas quando isso acontecerá.Esse desenvolvimento terá profundo impacto na educação das crianças e no futuro dos seus empregos.

Destaques
Destaques

Contratações em TIC cresceram 300% no 1ºtri e ainda assim foram insuficientes

Entre janeiro e março foram abertas 52.743 novas vagas, frente as 59.193 criadas ao longo do ano passado, segundo a Brasscom.

TRT-2 valida demissão feita pelo WhatsApp

A 18ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região confirmou a demissão de uma educadora de ensino infantil justificando que a OTT se 'tornou um grande aliado, especialmente em 2020, como ferramenta de comunicação como qualquer outra'.

DPOs e analistas de compliance LGPD estão em alta no mercado de trabalho

Dezoito profissões do futuro do trabalho começam a ganhar corpo no Brasil, conforme a consultoria Robert Half.BI e CRM estão também em alta.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site