Clicky

Convergência Digital - Home

Dataprev corre para ficar no jogo da computação em nuvem

Convergência Digital
Ana Paula Lobo* - 08/10/2020

A Dataprev não quer ficar fora do jogo da computação em nuvem e promove a GovCloud, a sua plataforma concebida para atender aos órgãos do governo. De acordo com a estatal de TI, os serviços ofertados na GovCloud são similares aos dos rivais Amazon, Microsoft, Google, IBM, entre outras. A plataforma, além de permitir a administração do parque virtual por meio de monitoramento de consumo de recursos, também oferta Infraestrutura como Serviço, Plataforma como Serviço e Software como Serviço.

“Nossa missão diária é oferecer segurança e agilidade aos sistemas que disponibilizam benefícios à população. Frequentemente, a Dataprev amplia a qualidade do processamento e tratamento de grandes volumes de dados. É um esforço que temos feito para apoiar o avanço e o fortalecimento das políticas estratégicas do Governo Federal no atendimento direto ao cidadão”, destaca o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto.

De acordo com a Dataprev, a GovCloud cumpre normativos de segurança da informação para a guarda de dados de segurança nacional e a garantia de armazenamento em território brasileiro, em Data Centers do Governo Federal, já que a Dataprev é uma empresa pública. Os equipamentos estão localizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Com isso, a GovCloud desonera, com padrões globais, o cliente das atividades de gestão e manutenção de infraestrutura de hardware e facilities. Entre elas estão, por exemplo, consumo de energia elétrica estabilizada 24hx7, climatização, cabeamento, elementos de redes e máquinas x86, entre outros.

“A empresa oferece um ambiente de segurança e infraestrutura diferenciado ao cliente. Além da alta capacidade do parque tecnológico, temos times de infraestrutura (Network Operations Center - NOC e Security Operation Center - SOC) atuando 24 horas por dia nos nossos Data Centers. A infraestrutura de nuvem é um dos pilares de inovação na Estratégia de Governo Digital e com a GovCloud os clientes contam com um serviço eficiente e flexível para modernizar suas soluções”, ressaltou o diretor de Tecnologia e Operações da Dataprev, Thiago Oliveira.

A Dataprev não tem sido lembrada como fornecedora de nuvem para o governo, com o Serpro ganhando mais representatividade ou a contratação de consórcios privados como o a AWS/Embratel. O Ministério da Economia abriu uma nova Intenção de Registro de Preços para a contratação de empresa para prestar serviços de computação em nuvem no modelo de ‘cloud broker’, ou integrador de multinuvem.

A principal diferença da primeira nuvem, que atende 25 órgãos, é que desta vez a aposta é em mais de um fornecedor de serviços de nuvem. O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro. Os participantes no processo não foram revelados pelo governo.

*Com informações da Dataprev



Destaques
Destaques

Multinuvem do Serpro vai concorrer com a do Ministério da Economia

Estruturada a parceria com AWS, Huawei e Azure, da Microsoft, estatal passa a disputar contratos com órgãos públicos, em briga direta com nuvem licitada e gerida pela Secretaria de Governo Digital.

Por que se tornar uma empresa data-driven?

Data-driven ou orientada a dados. É esse o novo lema das companhias que, cada vez mais, estão armazenando e analisando dados em busca de insights de negócios. Mas o que as empresas devem fazer para abraçarem os dados de forma a promover benefícios estruturais e longevos? A resposta não é simples.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.

Cloud é bom, mas quem gerencia?

Edmilson Santana*

Se a nuvem soluciona problemas de um lado, de outro sua operação demanda a formação de um time capaz de traduzir demandas de negócio em continuidade operacional, e isso de forma ágil, produtiva e consistente.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site