Clicky

Convergência Digital - Home

Dataprev corre para ficar no jogo da computação em nuvem

Convergência Digital
Ana Paula Lobo* - 08/10/2020

A Dataprev não quer ficar fora do jogo da computação em nuvem e promove a GovCloud, a sua plataforma concebida para atender aos órgãos do governo. De acordo com a estatal de TI, os serviços ofertados na GovCloud são similares aos dos rivais Amazon, Microsoft, Google, IBM, entre outras. A plataforma, além de permitir a administração do parque virtual por meio de monitoramento de consumo de recursos, também oferta Infraestrutura como Serviço, Plataforma como Serviço e Software como Serviço.

“Nossa missão diária é oferecer segurança e agilidade aos sistemas que disponibilizam benefícios à população. Frequentemente, a Dataprev amplia a qualidade do processamento e tratamento de grandes volumes de dados. É um esforço que temos feito para apoiar o avanço e o fortalecimento das políticas estratégicas do Governo Federal no atendimento direto ao cidadão”, destaca o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto.

De acordo com a Dataprev, a GovCloud cumpre normativos de segurança da informação para a guarda de dados de segurança nacional e a garantia de armazenamento em território brasileiro, em Data Centers do Governo Federal, já que a Dataprev é uma empresa pública. Os equipamentos estão localizados no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Com isso, a GovCloud desonera, com padrões globais, o cliente das atividades de gestão e manutenção de infraestrutura de hardware e facilities. Entre elas estão, por exemplo, consumo de energia elétrica estabilizada 24hx7, climatização, cabeamento, elementos de redes e máquinas x86, entre outros.

“A empresa oferece um ambiente de segurança e infraestrutura diferenciado ao cliente. Além da alta capacidade do parque tecnológico, temos times de infraestrutura (Network Operations Center - NOC e Security Operation Center - SOC) atuando 24 horas por dia nos nossos Data Centers. A infraestrutura de nuvem é um dos pilares de inovação na Estratégia de Governo Digital e com a GovCloud os clientes contam com um serviço eficiente e flexível para modernizar suas soluções”, ressaltou o diretor de Tecnologia e Operações da Dataprev, Thiago Oliveira.

A Dataprev não tem sido lembrada como fornecedora de nuvem para o governo, com o Serpro ganhando mais representatividade ou a contratação de consórcios privados como o a AWS/Embratel. O Ministério da Economia abriu uma nova Intenção de Registro de Preços para a contratação de empresa para prestar serviços de computação em nuvem no modelo de ‘cloud broker’, ou integrador de multinuvem.

A principal diferença da primeira nuvem, que atende 25 órgãos, é que desta vez a aposta é em mais de um fornecedor de serviços de nuvem. O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro. Os participantes no processo não foram revelados pelo governo.

*Com informações da Dataprev



Destaques
Destaques

Por que se tornar uma empresa data-driven?

Data-driven ou orientada a dados. É esse o novo lema das companhias que, cada vez mais, estão armazenando e analisando dados em busca de insights de negócios. Mas o que as empresas devem fazer para abraçarem os dados de forma a promover benefícios estruturais e longevos? A resposta não é simples.

TIM une big data,LPA e robôs para controle do pagamento de impostos

Operadora elegeu a inteligência artificial para processar grandes e complexos volumes de dados com o SAS e a KPMG. Investimento ficou em torno de US$ 500 mil, ou R$ 2,65 milhões, mas parte dele já foi recuperado em pouco mais de seis meses.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Serviços SaaS, proteção de dados e a LGPD

Por Eder Miranda*

Ter um plano abrangente de proteção adicional de dados para as plataformas SaaS é vital para os negócios, uma vez que as empresas não podem abrir sem ter o controle sobre o que está sendo protegido e sobre a maneira como isso está sendo feito pelos fornecedores de software como serviço.

Cloud é bom, mas quem gerencia?

Edmilson Santana*

Se a nuvem soluciona problemas de um lado, de outro sua operação demanda a formação de um time capaz de traduzir demandas de negócio em continuidade operacional, e isso de forma ágil, produtiva e consistente.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site