Clicky

GESTÃO

Governo federal x sindicatos: Proibido o recolhimento da contribuição sindical dos servidores

Luís Osvaldo Grossmann ... 05/10/2020 ... Convergência Digital

O governo federal publicou nesta segunda, 5/10, uma nova norma (Portaria 21.595/20, do ME) que amplia o entendimento adotado a partir de 2017 pelo qual os órgãos públicos não devem proceder com o recolhimento da contribuição sindical. 

Naquele ano, uma portaria normativa (3/17, do então Ministério do Trabalho), já buscava impedir que órgãos da administração direta fizessem o mencionado recolhimento, ao revogar uma norma anterior, de fevereiro daquele mesmo ano, que dizia que o recolhimento deveria ser feito. 

A nova portaria diz o seguinte: 

"Art. 1º Orientar os órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC), sobre a impossibilidade de cobrança de contribuição sindical por parte do servidor público federal da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional.

Parágrafo único. Somente após edição de lei, dispondo sobre a faculdade do recolhimento de contribuição sindical pelo servidor público, será viável o desconto, desde que autorizado prévia e expressamente pelo servidor, em favor da respectiva entidade representativa dos interesses do servidor."


Carreira
Justiça do Trabalho promove mutirão para encerrar processos

Criado em 2011, esforço mira em ações já em fase de execução - em que os devedores não pagaram o que foi reconhecido em juízo. No ano passado, foram movimentados R$ 1,7 bilhão com o benefício para mais de 63 mil trabalhadores do país.

Compras públicas: Governo credencia 11 instituições para antecipação de valores de licitações

Secretaria de Gestão do Ministério da Economia está desenvolvendo a plataforma na qual fornecedores poderão tomar como crédito valores previstos em contratos com o governo federal. 

Marcelo Fontenele substitui Arthur Sabbat na área de Segurança do GSI

A nomeação do coronel Marcelo Fontenele, que é doutor em Cibernética e atuava como Assessor Militar no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, foi publicada no Diário Oficial da União. Coronel Arthur Sabbat, agora, é diretor da Autoridade de Dados.

Governo busca interesse dos órgãos federais em postos para carros elétricos

Acordo entre o governo federal e o governo do Distrito Federal já prevê a instalação de seis ‘eletropostos’, mas demanda pode aumentar esse número.

Governo chega à marca de 1 mil serviços públicos digitalizados

Desempenho mantém em curso a meta de digitalização total de 3,8 mil serviços até 2022. 




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G