Clicky

INOVAÇÃO

Dataprev vai prover Blockchain como serviço para o Ministério Público Federal

Convergência Digital* ... 10/08/2020 ... Convergência Digital

A Dataprev vai prover serviço de blockchain como serviço (BcaaS) das bases do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), para o Ministério Público Federal - MPF. A contratação será por 12 meses e foi homologada nesta segunda-feira, 10/08, no Diário Oficial da União. O valor do contrato será de R$ 73,1 mil reais.

A Receita Federal (RFB), já tinha anunciado a sua disposição de armazenar CPF em uma rede blockchain. O projeto levou o nome de bCPF, e toda a integração ficou sob a responsabilidade da Dataprev, que também elegeu Blockchain como prioridade de negócios em 2020.

Abaixo, a íntegra da contratação do Ministério Público Federal:

Contratantes: União Federal, por intermédio do Ministério Público Federal - MPF, e Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência - DATAPREV (CNPJ: 42.422.253/0001-01). Objeto: Prestação de serviço de fornecimento de cargas da base completa (full), sob demanda, e atualizações diárias por meio da modalidade Blockhain, como serviço (BcaaS) das bases do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), para o Ministério Público Federal - MPF. Valor total estimado pelo período de 12 meses: R$ 73.196,30 (setenta e três mil, cento e noventa e seis reais e trinta centavos). Fundamento Legal: Art. 24, inciso XVIII, da Lei 8.666/93, atualizada. Ratificação: Autoridade Superior - Artigo 26, da Lei nº 8.666/93 - Eliana Peres Torelly de Carvalho, Secretária-Geral do MPF. Processo: 1.00.000.007776/2019-13.


TCS troca identidade digital por soluções de Blockchain

Fornecedora de serviços de TI vai projetar soluções para Saúde, Energia, Educação e Serviços Financeiros na América Latina em parceria com a LACCHain, iniciativa do BIT Lab.

IA vai além do diferencial competitivo: ela ditará a sobrevivência das empresas

Ayesha Khanna, cofunddora e CEO da ADDO AI, diz que Inteligência Artificial faz diferença ao ser centrada no cliente; para a redução de riscos e combate à fraude; para a melhoria dos processos e para fomentar a inovação.

Blockchain vai compartilhar dados de forma segura, escalável e em tempo real

A tecnologia pode estar, agora, vivendo um momento de baixa, mas ela será crucial para os próximos passos, decretou o diretor para tecnologia da Accenture, Fernando Taniguti. "Blockchain, IA e nuvem pública viabilizam a mudança que estamos esperando", reforçou.

Banco do Brasil: Sem profissionais de software, Brasil padece na economia digital

O gerente executivo do DITEC, Igor Regis, lembra ainda que o Internet Banking foi atropelado pelo Mobile Banking e diz que duas tecnologias desafiam o setor financeiro: Blockchain e computação em nuvem.

Apenas 7% das indústrias têm planos de transformação digital

A jornada digital está muito mais no discurso do que na prática, pontua estudo da Accenture. Tanto que somente 11% das entrevistadas estão avançadas em vendas digitais. 



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G