Clicky

Home - Convergência Digital

"TikTok é vítima inocente da loucura da política e da geopolítica"

Convergência Digital* - 03/08/2020

A possível compra da operação norte-americana do TikTok pela Microsoft provocou indignação em redes sociais chinesas nesta segunda-feira, 03/08, bem como críticas por parte de um importante investidor chinês, o Primavera Capital Group à ByteDance, dona do TikTok. A gigante de tecnologia dos EUA declarou formalmente no domingo interesse na aquisição, depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, que citou supostos riscos de segurança nacional apresentados pelo aplicativo, voltou atrás sobre uma proibição que planejava e deu às duas empresas 45 dias para chegarem a um acordo.

A proposta de aquisição de partes do TikTok, que possui 100 milhões de usuários nos EUA, ofereceria à Microsoft uma rara oportunidade de se tornar uma grande concorrente de gigantes de mídia social como Facebook e Snap. A ByteDance não confirmou publicamente as negociações de venda. Mas em um comunicado interno para  a sua equipe - visto pela Agência Reuters - o fundador e presidente-executivo da empresa, Zhang Yiming, admite que iniciou conversas com uma empresa de tecnologia não identificada para abrir caminho “para que continuemos oferecendo o aplicativo TikTok nos EUA”.

Pessoas próximas à situação disseram à Reuters que o TikTok pode valer 50 bilhões de dólares, mas a venda forçada da divisão dos EUA e de algumas outras unidades por si só provavelmente renderá muito menos do que isso. “Um acordo forçado sob a mira de Washington poderia se abrir para litígios sem fim, se resultasse (em) um resultado desfavorável para os acionistas privados existentes”, disse Fred Hu, presidente do Primavera Capital Group, investidor da ByteDance e um dos investidores privados mais conhecidos da China.

“Isso absolutamente não faz sentido. A Bytedance é uma vítima inocente da loucura da política e da geopolítica. É um resultado triste para a ByteDance, para o capitalismo empreendedor e para o futuro do comércio global”, disse ele. A carta de Zhang a seus funcionários também disse que a ByteDance não concorda com a posição adotada pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS), que analisa acordos de riscos à segurança nacional, de que deve desinvestir totalmente as operações da TikTok nos EUA.

*Com Agência Reuters

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

31/05/2021
TST suspende perícia em algoritmo da Uber

12/05/2021
Hub digital, Vivo lança oferta especial do Spotify Premium

12/05/2021
Itaú leva informe de rendimentos para o aplicativo

10/05/2021
Brasileiros são os que mais aceitam rastreamento na atualização do iPhone

07/05/2021
Caixa vai sortear R$ 250 mil para quem usar aplicativo móvel em compras online

05/05/2021
Justiça do Trabalho mantém ordem de perícia em algoritmo do Uber

23/04/2021
Cinco anos depois, app de taxi Cabify dá adeus ao mercado brasileiro

16/04/2021
O mundo é móvel, mas 75% dos testes de aplicações ainda são feitos manualmente

15/04/2021
Neoenergia testa monitoramento de consumo em tempo real

18/03/2021
Recarga de pré-pago é o serviço mais procurado do Super App da Sicoob

Destaques
Destaques

IBM: Com 5G e Edge, redes das teles serão plataformas definidas por software

Só assim as operadoras de telecomunicações vão ser capazes de suportar as novas aplicações e terão como monetizar volumes crescentes de dados habilitados para o 5G e edge aponta estudo global da IBM, conta a líder de serviços de consultoria para a indústria de mídia e Telecomunicações da IBM América Latina, Marisol Penante.

GSMA faz ofensiva para reverter decisões a favor do Wi-Fi na faixa de 6GHz

Associação da indústria móvel admite, porém, que os países, na sua maioria, estão decidindo por dar a faixa de 6GHz, com 1200 Mhz, para os serviços não-licenciados, mas adverte: o 5G vai precisar de 2GHz de espectro na próxima década para oferecer todo o seu potencial.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Serviços de Valor Agregado são a aposta das teles para lucrar com 5G

Por Luiz Pereira*

Em tempos nos quais o serviço de conexão já virou commodity, companhias do setor precisam diversificar ofertas para aproveitarem nova tecnologia.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site