O contexto da pandemia evidenciou ainda mais a importância de se ter informações confiáveis e entender como funcionam modelos preditivos, que permitem realizar previsões a partir de análise de dados, para saber como tomar as melhores decisões em momentos de incerteza.
"Neste cenário, a profissão de cientista de dados ganha ainda mais importância, já que a tomada de decisão embasada em evidências se mostra uma das maneiras mais efetivas para solucionar problemas e gerir negócios", conta Eduardo Barbosa, coordenador do Programa Avançado em Data Science e Decisão do Insper. "O profissional que tem a habilidade de acessar dados e extrair informações que embasam a tomada de decisão é alguém muito procurado hoje em dia", completa.
De acordo com Eduardo, é possível dividir, em estágios diferentes, a colaboração de um cientista de dados para o alcance das melhores soluções. "Temos o entendimento do problema e a coleta dos dados, o desenvolvimento da solução e a entrega final que embasa uma tomada de decisão. Um bom cientista de dados tem uma base técnica sólida e domina o ferramental computacional e estatístico conseguindo construir uma boa solução, mas ele também tem a habilidade de entender problemas e comunicar a solução de maneira a gerar valor em sua empresa".
Para formar os melhores cientistas de dados do mercado, o Insper desenvolve o Programa Avançado em Data Science e Decisão, Pós-graduação Lato Sensu com o intuito de formar profissionais que apoiem as decisões de executivos por meio de modelagem estatística para explicar o problema ou oportunidade em foco, utilizando os dados que extrairá, organizará e combinará por meio de sistemas de processamento.
Durante este processo, o cientista de dados utiliza métodos de design (aplicados à ciência dos dados) na interação com os stakeholders relacionados com o problema ou a oportunidade. "O curso é inteiramente baseado em aplicações práticas em R e Python e conta com um corpo docente de ponta, que combina a solidez acadêmica com a experiência no mercado de trabalho de uma forma que apenas o Insper pode proporcionar. Além disso, durante as aulas, temos a participação de um professor auxiliar que ajuda os alunos individualmente em cada passo necessário", ressalta Eduardo.
O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.
O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS.
Por Ed Solis*
De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões
Por Srinivasa Raghavan*
Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.