Clicky

GOVERNO » Compras Governamentais

Serpro vai comprar identificação biométrica de face, voz e digitais

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/05/2020 ... Convergência Digital

O Serpro abriu nesta quarta, 13/5, uma consulta pública com vistas a preparação de um edital para comprar solução de identificação biométrica por meio de face, voz e digitais. A estatal adianta que as contribuições servirão de base para a licitação, com contribuições aceitas por email até 22/5. 

Segundo o termo de referência em consulta, o objetivo é a aquisição de um sistema automatizado de identificação biométrica com capacidade para identificar 100 milhões de indivíduos, além da migração da base de dados de 70 milhões, a ser implantado no datacenter do Serpro. 

A ideia é que a vigência do contrato seja de 36 meses, podendo ser prorrogado por até 60 meses. Os questionamentos e sugestões deverão ser enviados para o e-mail cpabis@serpro.gov.br. 

Entre as especificaçoes, “a solução de reconhecimento biométrico deve ser capaz de defender a legitimidade da identidade do cidadão através de uma autenticação segura, bem como detectar tentativas de fraude na autenticação e validação de biometrias e nos processos de validação em que o reconhecimento biométrico for utilizado”. 

Além disos, deve fornecer tecnologias biométricas integráveis entre si, permitindo a fusão e combinação de duas ou mais formas de biometria na autenticação e cadastro com o fim de produzir um ‘score’ de identificação, bem como permitir o monitoramento, bilhetagem e controle do volume de autenticações realizados em cada tipo de solução biométrica. 

Exige ainda o Serpro que a solução tenha detecção de vida para evitar fraudes através de utilização de dedos ou faces em fotos ou vídeos. Nesse sentido, também precisa identificar tentativas de fraude, de modo a apoiar a aplicação de regras de segurança para o tratamento deste tipo de ocorrência. 

Diz ainda o termo de referência que a solução de captura e autenticação por digital deverá ser operada por um tablet ou smartphone de entrada, intermediários ou top de linha, para dispositivos móveis, e webcam, para computadores pessoais, sem a necessidade de qualquer outro hardware específico para leitura de digital. 


Liminar suspende processo de liquidação do Ceitec pelo governo Bolsonaro

Justiça Federal no Rio Grande do Sul acatou pleito em ação civil pública e determinou a suspensão da assembleia que nomearia liquidante da estatal do chip, localizada em Porto Alegre.

Bolsonaro recoloca Jarbas Valente no comando da Telebras

Ex-conselheiro e vice-presidente da Anatel deixou a estatal para ser substituído por Waldemar Gonçalves Ortunho Junior, em abril de 2019, mas, agora, retoma à companhia com a nomeação do coronel para a direção da Agência Nacional de Proteção de Dados.

BNDES vai pagar R$ 8 milhões para preparar a venda do Serpro e da Dataprev

Consórcio vencedor reúne Accenture, a multinacional de RP Burson-Marsteller e o escritório Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Falcão Advogados.

Governo alega prejuízo de R$ 10 bi e vai ao STF contra desoneração da folha

Benefício, que acabaria este ano, foi prorrogado para dezembro de 2021, por decisão do Congresso Nacional, que derrubou o veto do governo. A desoneração da folha é considerada essencial para as empresas de TI e Telecom. Governo diz que medida é inconstitucional.

À espera de correção no imposto sobre componentes, indústria maneja estoques

Segundo Abinee, com a demora na publicação de nova resolução Gecex, fabricantes postergaram embarques para evitar imposto de importação. Ministério da Economia diz que novo texto já foi aprovado. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G