Clicky

SEGURANÇA

Consciência é a maior vacina contra os riscos cibernéticos

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro ... 24/03/2020 ... Convergência Digital

O comportamento mais seguro na Internet passa pela adoção de uma série de mudanças e de ações distintas para os diferentes públicos na segurança da informação, observa Edilson Lima, gerente do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), da Rede Nacional de Pesquisa.

Segundo ele, que esteve à frente do grupo que organizou a 14ª edição do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), realizada no dia 13 de março, no Rio de Janeiro, as ações da RNP passam por falar para os gestores - que são que ordenam e traçam as diretrizes de segurança; ao grupo técnico, que coloca as diretrizes na prática, e ao usuário final.

"A consciência é a maior vacina que temos contra os riscos cibernéticos. É preciso que o usuário entenda, cumpra e aceite a política de segurança da informação determinada pela empresa. Mas é fato também que os riscos cibernéticos mexem com o indivíduo nos seus equipamentos pessoais. Por isso a consciência é tão necessária", orienta Edilson Lima.


Oi Soluções cria serviço para evitar ciberataques

Solução identifica, detecta e gerencia falhas e brechas em sites e aplicações de forma pró-ativa. Aplicação permite conformidade à LGPD.

ANPD divulga tira-dúvidas sobre Conselho e cria canal de comunicação

Órgão esclarece ser ampla a definição das organizações que compõem o colégio eleitoral de seu braço multissetorial e divulga email para questões sobre o Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade. 

Procon/SP quer inquérito judicial contra fuivazado.com.br

O site fuivazado.com.br alega ter acesso a mais de 223 milhões de CPFs e 40 milhões de CNPJs registrados em listas ilegais de Internet.

Idec cobra Banco Central envolvido na investigação do megavazemento de dados

Para organização, é urgente uma ação interinstitucional entre ANPD, Senacon, Polícia Federal, Ministério Públicoc Federal e Congresso Nacional para a investigação e mitigação dos danos aos consumidores. Inclusão do Banco Central está ligada à suspeita da participação de empresas de risco de crédito. Foram vazados dados de mais de 220 milhões de brasileiros.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G