INTERNET

Coronavírus: Internet dispara e tráfego supera 11 Tbps no Brasil

Luís Osvaldo Grossmann ... 23/03/2020 ... Convergência Digital

Não há mais dúvida de que o isolamento imposto pela pandemia de coronavírus faz crescer o consumo de internet no Brasil. Três dias depois de bater recorde e atingir 10 Tbps, ainda na noite de quarta-feira, 18/3, o fim de semana 21 e 22/3 mostrou outro salto: o tráfego superou 11 Tbps. 

“Tudo subiu. O tráfego já vinha crescendo, mas a Covid-19 acelerou e antecipou em alguns meses aquilo que provavelmente só veríamos a partir de maio”, afirma o diretor de Projetos Especiais e de Desenvolvimento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Milton Kaoru Kashiwakura. 

Ele ressalta que em São Paulo, onde as medidas de isolamento são especialmente relevantes, com o fechamento do comércio, por exemplo, o tráfego superou os 8 Tbps pela primeira vez. “O fato de as pessoas estarem em casa, mesmo no domingo, sem ir à praia, sem ir ao shopping, faz com que use mais a internet durante o dia”, diz Kashiwakura. 

Algo mais ainda virá. Em São Paulo as autoridades já estudam qual o melhor horário para adotar aulas à distância mesmo na rede pública – escolas particulares já começaram a adotar ensino à distância. Por enquanto, as manhãs ainda representam o período de menor tráfego. 

Em que pese o forte crescimento das últimas semanas, o diretor do NIC.br ressalta que o próprio crescimento orgânico do consumo de internet no Brasil – que cresceu 60% em um ano, 43% em seis meses e 25% desde janeiro – já tinha resultado em medidas para aumento de capacidade. 

“Grandes provedores de conteúdo já tinham antecipado, mesmo antes da crise da Covid-19, aumentar a capacidade das CDNs e isso começa a ser instalado. Todos estão se adaptando, o que vale tanto para os conteúdos como para a capacidade dos provedores, que também estão ampliando suas interfaces”, explica Kashiwakura.

O resultado é que a internet brasileira ainda está dentro da zona de conforto. A capacidade instalada é mais do que o dobro do consumo atual, mesmo com o novo recorde, por volta de 25 Tbps. “No core a gente se posiciona em ter sempre, no mínimo, o dobro. Portanto, no momento não estamos usando nem 50%, o que nos dá alguma folga”, completa. 


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Convenções partidárias para Eleições 2020 podem ser feitas por videoconferência

TSE decidiu que os partidos têm autonomia para utilizarem as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para suas convenções.

Latinos desconfiam de censura em dados sobre a Covid-19

No Brasil, 47% acreditam em controle nas mídias e redes sociais. Abaixo de Espanha (54%), México (59%) e Colômbia (61%). Aqui, a TV teve a preferência para acesso à informação. Nas redes sociais, o Facebook e o WhatsApp empataram com 34%.

STF: Fachin diz que bloqueio do WhatsApp passa pela Autoridade de Dados

Assim como Rosa Weber, que relata a ADI 5527, Edson Fachin defendeu o direito ao uso da criptografia. Julgamento foi suspenso.

MP de Brasília abre inquérito para apurar venda de dados pessoais

Empresa na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territorios (MPDFT) é a Procob S.A. De acordo com a denúncia, essa empresa comercializa relatórios contendo informações como endereço, telefones, e-mails e outros.

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G