Home - Convergência Digital

Sem liberação para antenas, América Latina trava no 5G

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 29/01/2020

Ao analisar a implantação de infraestrutura de telecomunicações na América Latina, a 5G Americas avalia que as normas e leis na região ainda são entrave para a ampliação das redes, notadamente diante das novas demandas que chegam com o 5G. 

O documento fornece uma visão geral dos regulamentos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai, que afetam o desenvolvimento de redes das operadoras de telecomunicações.

A conclusão é que embora nos últimos anos as autoridades da região tenham adotado medidas para acelerar a implantação de infraestrutura em seus territórios, as operadoras de telecomunicações ainda enfrentam grandes desafios na América Latina.

Uma das principais barreiras nesse sentido continua sendo a burocracia de normas no nível municipal e até as contradições que podem existir entre as regras, trâmites e procedimentos nos diferentes níveis de governo.

A desinformação de redes que podem existir em diferentes setores da sociedade civil e / ou entidades governamentais sobre os efeitos na saúde da instalação e comissionamento da infraestrutura de telecomunicações também afeta negativamente a implantação de redes na adoção de medidas que dificultam a construção da infraestrutura. A poluição visual ou aspectos relacionados ao planejamento urbano também frequentemente geram oposição à instalação de equipamentos de rede.

A pesquisa também aborda tendências como o uso compartilhado da infraestrutura e sugere a criação de condições para que ela seja realizada em termos e condições recíprocos, privilegiando a vontade das partes em acordos positivos para o desenvolvimento da infraestrutura.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

30/03/2020
Coronavírus: Anatel suspende testes de campo do 5G na faixa de 3,5GHz

27/03/2020
GSI: Anatel deve ajustar norma de cibersegurança aos casos específicos do 5G

27/03/2020
Anatel prorroga consulta pública do edital 5G por 15 dias

27/03/2020
GSI impõe combinação entre operadoras na instalação de redes do 5G

25/03/2020
Coronavírus faz EUA adiar leilão do 5G

23/03/2020
Japão promete 5G para março, mesmo com o COVID-19

17/03/2020
China concentra 70% das conexões 5G do planeta

13/03/2020
Anatel avalia outorgas do 5G à banda larga fixa, não só telefonia móvel

12/03/2020
Empresas ainda temem impacto dos custos da interferência do 5G nas parabólicas

12/03/2020
Operadoras pedem que edital do 5G traga compromissos na nova tecnologia

Destaques
Destaques

Bloqueio de celular pirata não impediu disparada de 344% no mercado cinza

Segundo dados da IDC Brasil, o resultado de 2019 indica que o aperto no bolso dos brasileiros foi maior que o da fiscalização. Entre os modelos mais baratos, no entanto, o mercado “paralelo” caiu. 

5G vai movimentar mais de R$ 5 trilhões até 2025

Segundo estimativas da GSMA, 80% desse valor será concentrado no investimento nas redes de nova geração. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site