INCLUSÃO DIGITAL

Anatel discute com BID financiamento para prestadoras de pequeno porte

Luís Osvaldo Grossmann ... 07/11/2019 ... Convergência Digital

A Anatel abriu uma discussão com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o objetivo de viabilizar recursos para financiamento voltados a prestadores de pequeno porte. A costura envolve os ministérios da Economia, Casa Civil e de Ciência e Tecnologia e pode envolver garantias aos pequenos provedores. 

“Além das ações de financiamento de baixo custo para pequenos prestadores, o apoio do BID pode abranger o desenho de mecanismos de garantias de empréstimos e recursos para financiamento de políticas públicas, em todas as esferas da federação, incluindo aqueles voltados à construção de anéis óticos para regiões carentes de infraestrutura”, afirmou o presidente da agência, Leonardo de Morais, ao revelar a iniciativa nesta quinta, 7/11. 

Segundo ele, a negociação “é uma resposta pragmática da atual Presidência do Comitê de PPP, liderada pelo conselheiro Emmanoel Campelo, para demandas recorrentes desses pequenos prestadores por financiamento de baixo custo, adequados ao porte e dimensão do retorno econômico obtido nas regiões de atuação”.

Ainda segundo Morais, foram dois dias de diálogos (6 e 7/11), para os quais o BID enviou especialistas dos Estados Unidos para tratar com a própria agência, além de mais de 10 entidades públicas e privadas – os ministérios, BNDES, Finep, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e entidades como Abrint, Grupo Neo e Telcomp. 


Carreira
Ministério da Economia vai contratar 350 temporários para transformação digital. Assespro diz que medida é nociva

Seleção simplificada mira especialistas em gestão de projetos, infraestrutura de TI, segurança de dados, experiência do usuário e desenvolvimento de software. Federação Assespro reclama da falta de parceria do governo com as empresas.

No Brasil, 39% dos alunos das escolas públicas não têm PCs, notebook ou tablet para estudar

A TIC Educação 2019 constata ainda que nas escola rurais, apenas 40% delas têm um PC ou uma conexão à Internet.

Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

Vinte milhões de domicílios brasileiros não têm conexão a Internet

Pesquisa TIC Domicílios 2019 evidencia a desigualdade digital no Brasil, onde três em cada quatro brasileiros admitem usar a Internet, mas com qualidade distinta de acesso.

No Brasil, 58% dos usuários usam apenas o celular para acessar à Internet

Nas classes D e E, o celular é o meio de acesso à rede de 85% e na área rural, ele responde pelo acesso de 70%. PCs perdem vez e as TVs avançam.

Menos de 1% dos sites no Brasil passou nos testes de acessibilidade

Brasil tem cerca de 14 milhões de sites ativos, segundo dados pesquisados pelo movimento Web para Todos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G