Convergência Digital - Home

Governo negocia para transformar Foz do Iguaçu em zona franca para datacenters

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 30/10/2019

Ao participar do Futurecom 2019, que acontece esta semana em São Paulo, o secretário de Telecomunicações do MCTIC, Vitor Elisio de Menezes, disse que está negociando - sem dar uma data para o anúncio formal - a criação de uma espécie de "zona franca de Manaus" para datacenters no Brasil, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A ideia é que os datacenters estabelecidos na região sejam incluídos em uma classe especial de consumo de energia, o ativo mais caro na sustentação do negócio.

"Sabemos da dificuldade de atrair datacenters para a região, muitos querem ficar em São Paulo, mas conseguimos lá conceder benefícios na parte de energia, além de outros atrativos que estão em negociação, entre eles, a redução do ICMS. O Brasil tem muitos datacenters, mas podemos ter muito mais. O 5G demandará muitos datacenters", observou Vitor Elisio Menezes. O governo também negocia a facilidade de importação de equipamentos, com celeridade para o desembarque daqueles não produzidos no País e essenciais para os datacenters.

Escaldado, já que desde 2017, ainda na gestão de André Borges à frente da secretaria de Telecomunicações, o Brasil formula um pacote de medidas para incentivar a implantação de datacenters no Brasil, Vitor Menezes não quis dar datas. "Esse é um processo que envolve muitas negociações. Mas é certo que o Brasil, hoje, não é um país atraente para os datacenters. Nós perdemos qualquer disputa com outros países da região. E essa equação precisa mudar", completou.


Cientista de dados vai muito além de um analista de BI

São os cientistas de dados que têm capacidade de levar milhares de variáveis em consideração para definir a melhor tomada de decisão, pontua Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação do SAS.

Destaques
Destaques

Metade das empresas no Brasil não confia na própria análise dos dados

Levantamento da Serasa Experian mostra ainda que 42% das companhias brasileiras admitem perder dinheiro com a má qualidade das informações. Má governança é vista como um desafio a ser superado. O mais grave: mais de 70% destão sem estratégia para superar essa etapa.

Dataprev vai comprar Inteligência Artificial e exige uso da nuvem pública

Estatal de TI não revela o montante a ser pago, mas diz que contrato será de 24 meses e inclui capacitação técnica dos funcionários, no modelo de serviços por demanda. Propostas devem ser enviadas até o dia 20 de julho.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site