Convergência Digital - Home

O seu provedor de nuvem não vai cuidar de tudo

Convergência Digital
Convergência Digital* - 27/09/2019

Uma reportagem da revista CIO, dos Estados Unidos, mostra que as empresas erram feio quando pensam que o provedor de nuvem vai cuidar de tudo a partir de fechado o negócio. Os CSPs (provedores de serviços em nuvem) de primeira linha fornecem a todos os clientes, independentemente do tamanho, recursos operacionais iguais a uma equipe de TI da Fortune 50, afirma Jon-Michael C. Brook, autor e consultor que atualmente co-preside a Top Security Alliance da Cloud Security Alliance.

No entanto, com base no modelo de responsabilidade compartilhada, os CSPs são responsáveis ​​apenas pelo que podem controlar, principalmente os componentes da infraestrutura de serviço. Muitas tarefas, principalmente a implantação, manutenção e aplicação de medidas de segurança, são deixadas ao cliente para fornecer e gerenciar. "Reserve um tempo para ler as melhores práticas da nuvem que está implantando, seguir os padrões de design da nuvem e entender suas responsabilidades", aconselha Brook. "Não confie que seu provedor de serviços em nuvem cuidará de tudo."

Outro erro clássico é não avaliar regularmente o serviço de nuvem de acordo com as expectativas é uma maneira rápida de desperdiçar dinheiro e prejudicar operações comerciais essenciais. "Uma organização deve revisar periodicamente os principais indicadores de desempenho estabelecidos e tomar as medidas adequadas para lidar com desvios reais e potenciais dos resultados planejados", declara Rhand Leal, analista de segurança da informação da consultoria global Advisera Expert Solutions.

Outro ponto essencial: o Azure, a AWS e todas as outras plataformas de nuvem são radicalmente diferentes de uma rede interna que pode ser gerenciada por praticamente qualquer pessoa, "até o sobrinho do CEO", relata Chris Vickery, diretor de pesquisa de risco cibernético da UpGuard. "Se não houver orçamento para contratar alguém especializado em administração de nuvem, deve haver um investimento considerável em tempo para treinar os funcionários de TI", adiciona o especialista.







Destaques
Destaques

Compartilhamento de dados fomenta o big data no governo federal

A TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que ainda há muito por usar em análise de dados no governo. O MPF foi o maior utilizador dos dados para análise. O Executivo ficou com apenas 20%. Serviços na nuvem também ficam aquém do desejado.

Evite os mitos. Nuvem não é mágica nem resolve tudo

Mesmo com dados de crescimento constantes, conceitos errôneos atormentam a computação em nuvem e retardam, muitas vezes, a adoção da tecnologia. Os mitos,advertem o Gartner, são perigosos e enganosos.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.

Jornada para a nuvem: evite as armadilhas e faça a coisa certa

Por Fábio Kuhl*

Até bem pouco tempo, a nuvem era inovação, hoje me arrisco a dizer que, em breve, uma commodity.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site