Convergência Digital - Home

Rio de Janeiro terá licitação de nuvem para dados abertos do Governo

Convergência Digital
Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro - 17/09/2019

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro criou um parque tecnológico e está à frente de uma licitação para o uso da computação em nuvem que ganhou musculatura com a adesão do governo do Estado.

"Lidamos com dados abertos e temos o compartilhamento do conhecimento com a integração do MPF, da receita federal, da secretaria da fazenda, do TCU, da Polícia Federal e, agora do Governo", antecipa em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o procurador geral da Justiça do Rio de Janeiro, José Eduardo Gussem.

Gussem participou do painel Governo 4.0, no Rio Info 2019, que acontece essa semana, no Rio de Janeiro. O procurador informou ainda que a licitação acontecerá ainda este ano para que a nuvem possa funcionar já no começo de 2020.

"A ideia é disponibilizar o máximo de informações possível, já que trabalhamos com dados abertos. Nós vamos conectar objetos então é importante que o cidadão tenha informações transparentes também", diz Gussem, sem adiantar detalhes técnicos da concorrência que será feita.

Gussem fala ainda da preparação do MPF, por meio de um laboratório de Inovação, para a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Assistam a entrevista com o procurardor José Eduardo Gussem.


Detran do Espírito Santo e Dataprev usam analytics para reduzir fraudes

Órgão público de trânsito automatizou diversos processos e reduziu fraude ao adotar reconhecimento de texto e Inteligência Artificial. A estatal de TI adotou a tecnologia no programa de Auxílio Emergencial, conta Luiz Malere, gerente de customer advisor e inovação do SAS.

Destaques
Destaques

Armazenamento por serviço: um mercado em alta com privacidade de dados

IDC prevê que, em 2023, o mundo terá 11,7 ZB de dados armazenados, em comparação aos 5,0 ZB, apurados em 2018.

Metade das empresas no Brasil não confia na própria análise dos dados

Levantamento da Serasa Experian mostra ainda que 42% das companhias brasileiras admitem perder dinheiro com a má qualidade das informações. Má governança é vista como um desafio a ser superado. O mais grave: mais de 70% destão sem estratégia para superar essa etapa.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Dados em tempo real fazem toda a diferença no e-commerce

Por Leandro Rodriguez*

O tempo se tornou o fator crítico no relacionamento entre vendedor e comprador. Levar informações em tempo real a uma filial local ou a gerentes de loja pode ser determinante para a aquisição de clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Transformação digital exige eficiência no gerenciamento

Por Luiz Fernando Souza*

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Essa é uma máxima que precisa ser aplicada à transformação digital, e vale quando falamos da gestão dos servidores. E as razões são simples: é menos sofrido, menos dolorido e mais barato manter uma rotina de trabalho focada na manutenção, preservando com inteligência dados e sistemas.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site