INOVAÇÃO

Votorantim Cimentos leva iniciativa de IoT do Brasil para o mundo

Ana Paula Lobo ... 05/04/2019 ... Convergência Digital

Desde 2017, a Votorantim Cimentos está usando uma aplicação que une GPS, geolocalização e rastreamento em tempo real para o controle da produtividade e eficiência das 550 betoneiras da companhia. Em menos de um ano, a Internet das Coisas (IoT) virou aplicação de missão crítica no negócio. Hoje, está em uso nas 41 filiais da empresa, em 10 estados, e todo o gerenciamento da operação das betoneiras acontece de forma remota.

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, o CIO da Votorantim Cimentos, Humberto Shida, contou que a validação positiva do uso de Internet das Coisas no Brasil já traz frutos na estratégia global. Com 329 plantas no mundo, as unidades nos Estados Unidos estão interessadas em replicar o modelo nacional, que permite assegurar o tempo real de validade do cimento. “Houve ganho de mais de 30% e o desperdício foi minimizado de forma representativa”, observou o executivo.

Para Shida, uma corporação deve usar a inovação para a geração de valor e não para responder ao modismo. “Precisamos entender que qualquer inovação é para criar valor ao negócio”, enfatizou. O CIO também admitiu que há uma carência expressiva de mão de obra. Na Votorantim Cimentos, hoje, o processo é transformar o profissional analógico em digital. “É um trabalho de campo interno, mas temos de atualizar nossos especialistas.” Assistam à entrevista com o CIO da Votorantim Cimentos, Humberto Shida.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Adarsh Kumar, Capgemini: open banking é transformador, mas dados pertencem aos clientes

O open banking vai mudar o modelo de serviços bancários, afirma o CTO e líder de cibersegurança para a América Latina da Capgemini.

Bradesco: Next não vai 'matar' o banco tradicional

O diretor-presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, garante que os dois modelos de negócio irão conviver, mas admite que as agências físicas vão mudar de perfil. Também revela que o Next mira um público mais jovem.

Brasileiro quer dar adeus às senhas com o uso maior da biometria

Sonho de consumo, revelado em estudo da IDEMIA, é de usar biometria para pagamentos online e para acessar ambientes dentro da própria casa. Brasil desponta em primeiro lugar no uso da biometria pela impressão digital, mas despenca posiçoes no uso do reconhecimento facial.

Com novo aporte de US$ 150 milhões, Loggi é o mais novo unicórnio brasileiro

Startup voltada para entregas expressas atingiu valor de US$ 1 bilhão com nova rodada de investimentos. Empresa afirma que vai montar uma equipe com mais de 1000 desenvolvedores para ser referência mundial em Inovação.

Vivo reduz em 36% suas emissões de CO2

Desde outubro de 2018, 100% do consumo de energia da Vivo passou a ser proveniente de fontes renováveis, a partir da contratação de energia incentivada com atributo renovável no mercado livre.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G