GESTÃO

SAP e Oracle não decolam nas médias empresas. TOTVS não avança nas grandes

Ana Paula Lobo ... 19/04/2018 ... Convergência Digital

Os mercados de sistemas de gestão (ERP) e de inteligência analítica, resultado da soma de BI com Business Analytics, são dominados no Brasil pelos fabricantes TOTVS, SAP, Oracle, Microsoft e IBM, com a Clik aparecendo, e bem, com 9% do mercado. No mercado de ERP, a TOTVS e os seus sabores (Datasul, Microsiga e RM) é líder com 35% nas médias empresas. A SAP aparece com 31% e a Oracle, que teve queda em 2017, aparece com 15%.

Nas grandes empresas, esse jogo vira. A SAP domina as grandes empresas com 50%. "A SAP tem mais market share no Brasil do que no seu país de origem, a Alemanha", observa o professor Fernando Meirelles, responsável pela 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas da FGV/São Paulo, divulgada nesta quinta-feira, 19/04.

Nas empresas com mais de 700 teclados, a TOTVS fica com 20%, ainda à frente da Oracle, que responde por 16%. A Oracle, aliás, caiu nas médias empresas onde aparece com 9% e nas grandes onde ficou com 18%. "A Oracle tem tomado posições que o mercado não está gostando. Ela compra todo mundo e não integra os produtos", observa o professor Fernando Meirelles.

Na parte de Inteligência Analítica, que reúne Business Intelligence e Business Analytics, a SAP aparece à frente da Oracle, com 26% contra 19%. A TOTVS aparece com 16%. O Dynamics da Microsoft desponta com 13% à frente da IBM, com 10%. A novidade é a participação da Qlik nesse cenário. A empresa aparece com 9%.

"Essa empresa apareceu muito bem no último ano com os seus produtos", salienta Meirelles. Em IA, a TOTVS nas grandes empresas patina com 7%. Nas pequenas e médias empresas, a empresa nacional fica com 25% e 16%, respectivamente. "A TOTVS tem um papel muito relevante. Em outros países não há a presença de empresas nacionais nesse ranking", completa o professor da FGV.


Órgãos públicos estão obrigados a fazer relatórios trimestrais de transformação digital

Monitoramento será acompanhado pela Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria Geral da Presidência da República. Norma também aprova 23 planos de transformação digital dos órgãos do governo federal que estão em execução.

Teletrabalho: Brasil somou 8,7 milhões de trabalhadores em home office em junho

Estudo do IPEA mostra que o índice da adesão ao home office no serviço público é mais de três vezes a proporção do setor privado. Em junho, 24,7% dos trabalhadores do setor público exerciam atividade remota, mas, no setor privado, eram apenas 8%.

TCU dispensa papel e adota protocolo 100% digital

Documentos a serem protocolados junto ao Tribunal de Contas da união, para qualquer finaldiade, agora devem ser encaminhados, exclusivamente, por meio dos serviços via internet. 

Trabalho remoto reduziu R$ 466 milhões em despesas de custeio do governo

Levantamento divulgado nesta segunda, 3/8, pelo Ministério da Economia, lista deslocamentos e viagens, além dos serviços de energia elétrica e comunicação como principais cortes com a pandemia de Covid-19.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G